Noticias

Sustentabilidade no bolso: maneiras de economizar através do consumo consciente

Sustentabilidade, meio ambiente, consumo consciente. Você já ouviu esses termos antes, não é mesmo? Para a economista e empresária brasileira Cláudia Angélica Martinez, esses conceitos estão cada vez mais comuns na sociedade e não é para menos, afinal o passar dos anos tem mostrado que é necessário que a sociedade assuma mais responsabilidades sobre a sua forma de consumo e a relação com o meio ambiente.

Apesar de, à primeira vista, esses temas não terem uma relação, a verdade é que o consumo desenfreado de produtos tem deixado o planeta em situações críticas. Isso, pois, além de incentivar a produção em massa de produtos, o consumo em excesso tem feito com que cada vez mais pessoas tenham se encontrado com os bolsos vazios e cheios de dívidas batendo nas portas. Para saber mais sobre esse tema, continue lendo este artigo!

Consumo consciente: o que é?

Atualmente, é muito comum ligar a televisão, acessar as mídias digitais ou até mesmo se deparar com os temas de sustentabilidade em conversas casuais com as pessoas. Não é à toa que pautas como essa sejam frequentes em um mundo onde cada vez mais pessoas desaprendem a ter uma relação saudável com o dinheiro. Para a economista Cláudia Angélica Martinez, o consumo desenfreado é um dos maiores problemas da atualidade.

Isso acontece, pois as pessoas acabam entrando em dívidas e até mesmo indo à falência por não terem um planejamento sólido de gastos e acabar se entregando para as publicidades que encontra nas televisões e no celular. Por isso, é muito importante tratar de assuntos sobre o consumo consciente, que consiste na relação saudável com o dinheiro e poder resistir aos impulsos de fazer compras inúteis.

Práticas essenciais para o consumo consciente

Se o seu desejo é mudar a forma como você enxerga o dinheiro e buscar melhorar sua vida financeira através de práticas de consumo mais conscientes, você está no lugar certo. Separamos algumas dicas para que você possa mudar o rumo de sua vida e aprender a economizar de forma simples. 

Entre as práticas mais fundamentais para se tornar um consumidor consciente está a prática de economizar água e energia em sua casa, adotando medidas de cuidado com os gastos desnecessários e sempre fechando a torneira. Além disso, é muito importante mudar sua relação com a comida e entender que o desperdício é muito prejudicial. Outro ponto é evitar fazer compras por impulso de coisas que pode se arrepender logo após a compra.

Por último, é muito importante ressaltar que as práticas de consumo consciente podem ser conquistadas de diversas outras maneiras e de acordo com as suas necessidades. Para a economista Cláudia Angélica Martinez, o mais importante é estar sempre refletindo sobre as coisas que você já possui e se há a real necessidade de comprar novos itens de desejo. Dessa forma, você ajuda o meio ambiente e seu próprio bolso!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo