Perigos dos Balões Ilegais
A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta sobre os perigos da soltura ilegal de balões, prática que pode causar sérios danos à população. Em entrevista à CNN, o tenente Maxwell de Souza, porta-voz da Defesa Civil, destacou que essas bolhas são “fogueiras ambulantes” que podem cair em qualquer lugar, como comunidades, aeronaves e florestas, gerando
Incidente em São Paulo
Na madrugada de segunda-feira (22), um incidente na zona leste de São Paulo chamou a atenção para esses perigos. Uma motocicleta foi encontrada suspensa em um poste, presa na fiação elétrica, após a queda de um balão na região de Aricanduva. Esse evento ilustra a força e o potencial destrutivo dos balões ilegais.
Monitoramento e Fiscalização
A Defesa Civil mantém um centro de gerenciamento de emergências que funciona 24 horas por dia, monitorando focos de incêndio em todo o estado. Equipes municipais realizam vistorias constantes nos céus para identificar e interceptar balões. A fiscalização e o combate às fábricas clandestinas são realizados pela
Operações Políticas
Na última sexta-feira (19), uma operação da Polícia Ambiental descobriu o fechamento de várias fábricas clandestinas de balões. O governo do estado aplicou um milhão de reais em multas a baloeiros este ano, com 44 autos de infração emitidos entre janeiro e junho.
Riscos
Os balões ilegais frequentemente carregam artifícios como bandeiras ou fogos de artifício, sustentados por tiras de aço.